- Área: 35 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jon Alkain Zendoia
-
Fabricantes: Pladur, http://vascoplast.com/, http://www.maderaszubizarreta.com/
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado com o objetivo de respeitar a tradição, mas mantendo o espírito do século XXI. Desde o início pensamos que era fundamental defender os valores e a essência do cliente, advogado do centro histórico de Hondarribia, uma bela cidade situada na fronteira da costa francesa. Tudo o que representa e é sensível à identidade e cultura locais foi respeitado na arquitetura. Estamos muito satisfeitos por fazer parte da manutenção da história nestas paredes existentes e realmente queríamos deixá-las ser o principal protagonista, coexistindo com todos nós. Ao mesmo tempo, um forte vocabulário foi criado para dar identidade e personalidade à sede da empresa, equivalentes às encontradas no lugar onde está localizada.
Quando fomos escolhidos para este projeto em 2015, encontramos uma área escura de 35m² que tinha sido abandonada há mais de 50 anos. O espaço precisava de melhorias e obras de consolidação. As vigas originais e a frágil escada de madeira foram reforçadas com aço, assim como a parede divisória original de pedra e a porta existente da entrada principal. Depois disso, só tivemos que criar um mobiliário funcional que apresentasse uma grande unidade e harmonia.
O espaço foi dividido em três áreas:
Área 1 - Espaço de trabalho para um ou dois funcionários
Área 2 - Área de espera / reunião / da equipe
Área 3 - Lareira / lounge / área de chá.
Do ponto de vista espacial, a área de intervenção tinha três desafios importantes: o tamanho (apenas 35m² para o programa solicitado pelo cliente), a distribuição do espaço (largura estreita) e pouca entrada de luz natural (aberturas apenas na fachada frontal).
Todos esses problemas, adicionados à forte convicção de respeitar o espaço original, resultaram em alguns condicionantes e compromissos no projeto:
- Para respeitar a fachada frontal original, a nova fachada de vidro foi afastada 1 metro da existente.
- Fizemos um corredor principal de circulação ao longo do muro de pedra, da entrada até o fim. Colocamos o programa no espaço restante, que ficou completamente livre.
- Na parte de trás, uma iluminação artificial potente foi instalada para tentar criar a sensação de um pátio e com a ideia de mostrar o logotipo da companhia, que pode ser visto da entrada principal da rua.
- A instalação de iluminação foi projetada com muito cuidado, uma vez que ela permaneceria ligada durante todo o dia, mas ao mesmo tempo precisava criar um ambiente de trabalho bom e natural.
Pensamos que o desafio foi resolvido da melhor maneira. Pudemos mesclar o passado e o vocabulário contemporâneo criando uma coexistência entre eles para preservar o caráter original do lugar.
Tudo isso nos faz sorrir.